História

Significado do Nome

Seu nome tem origem indígena e significa Águas que Rolam das Pedras, porém, existe uma lenda que diz que Ó era nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque e, um dia, 3 boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o Ó. Para comprovar o ato de bravura caparam o Ó , ficando a região conhecida como Caparaó.

Situação geográfica – localizada na Zona da Mata Minas Gerais na divisa com o Estado do Espírito Santo – Leste do Estado de Minas Gerais faz divisa com os municípios de Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim e com o Estado do Espírito Santo, Iúna.

Área 104,5km2

Fica a 20° latitude

41° longitude

A cidade está aproximadamente a 997 metros de altitude

Clima frio devido à topografia muito acidentada da Região.

Em 1928 veio adquiri terras na região o senhor Francisco Valério pai de Joaquim Valério da Silva, considerada tradicional. Os primeiros a chegarem foram: os Alemães, os Suíços, Portugueses e Italianos que vieram de Nova Friburgo, Estado Rio de Janeiro. Fugindo de suas terras de origem, ou como imigrantes, depois vieram para Caparaó atraído pelo clima frio semelhante a suas Pátrias.

As primeiras religiões a surgirem foram; a Igreja Católica, Presbiteriana, Adventista e Batista, o que hoje a torna e da á uma característica própria, devido ás muitas religiões existentes.

Alto Caparaó tem a sua origem por volta dos anos de 1900. Em 1948 uma população de 600 moradores ocupando 80 casas já estavam registradas nesse povoado.

Havia poucos costumes sociais. Era alguns bailes que se dançava o samba ou a valsa de três.

Também em 1948, chegou para esse Município o senhor Inimá Novaes de Campo, que juntamente com o povo fizeram mutirões, traçou ruas, pontes, praças e estradas, inclusive a que leva ao Pico da Bandeira, solicitando mais tarde um pedido ao Presidente da República para a criação de um Parque Nacional em Caparaó. Em 1961 foi Criado o Parque Nacional do Caparaó.

O Distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962. Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra em Cuba, alguns revolucionários Brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de guerrilha no alto da serra do Caparaó. A descoberta do movimento da guerrilha levou a localidade cerca de 10 mil soldados e a Força Área Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros. A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que para sempre marcou a vida das pessoas que viviam em Alto Caparaó.

Pela Lei n° 8.285 de outubro de 1982 o Distrito de Caparaó velho passou a se chamar Alto Caparaó e através do plebiscito popular, emancipou-se do Município de Caparaó em 1995.

Fonte: Biblioteca Municipal

logo rodape

Endereço

Rua Ludovina Emerick, nº 321 - Bairro Água Verde
CEP: 36.979-000
Alto Caparaó, MG.

Informações

Segunda a Sexta das 12h às 18h
Telefone.: 32 3747 2507 | 3747 2562 | 3747 2709
Tributário.: 32 3747 2551
Email: gabinete@altocaparao.mg.gov.br